Não é à toa que me apresento como a @sufragista, praticamente desde os meus 18 anos. Levo o sufrágio (universal) muito a sério e acho que a participação cívica pelo voto, entre outros mecanismos de participação cívica, é absolutamente essencial ao nosso papel como cidadãs e cidadãos. Se, com este email, conseguir fazer com que uma só pessoa que havia decidido não ir votar amanhã o faça, vou sentir a minha missão cumprida.
Subestimar a importância do voto é perigoso: porque é um direito que não podemos dar nunca por garantido, e que temos de continuar a considerar como precioso, mesmo que não gostemos dos partidos e dos políticos em jogo nestas eleições, mesmo que não tenhamos qualquer vontade de ir votar amanhã. Encarar este voto como um sacrifício pessoal pelo bem comum (como temos feito, geralmente, nesta pandemia), deve ser a postura perante qualquer eleição: o supremo respeito pela democracia que todos ajudamos a construir.
Apenas uma mensagem: amanhã, votem!
Porque hoje é dia de reflexão, trago-vos uma lista de artigos e textos que vos poderão ajudar nas vossas reflexões pessoais. Sem títulos, desta vez, para não influenciar quem não quiser ler estes textos. Espero que vos sejam úteis!
Partilhem também comigo os textos que vos inspiraram, respondendo a este email. Bom fim-de-semana e boas leituras!
Sugestões
Jornal Económico
artigo de André Barata
Revista Punkto
artigo de Luhuna Carvalho
Jornal de Leiria
artigo de Sara Araújo
Setenta e Quatro
artigo de Rita Nóbrega Gomes
E também nas redes sociais:
Este post do Sérgio A. Carvalho e, já agora, também este.
Este texto do Jovem Conservador de Direita, e também este apelo do Tiago Baptista que deixou esta ideia preciosa (publicada ontem no Jornal de Leiria):
Filipa