A Primavera (des)confinada 🌷🌿📱💻
As leituras, os filmes, as conferências no zoom
Retomo esta newsletter com o compromisso mensal de partilhar as coisas que leio, oiço e vejo ao longo do último mês. Coincidência ou não, quase todas estas sugestões estão direta ou indiretamente relacionadas com questões do feminismo e do anti-racismo. Porque estes não são temas "da moda" e sim questões de fundo que vieram para ficar, é tempo de podermos olhar para eles com a profundidade que merecem, sem que isso seja um castigo, mas um prazer nos encontros culturais que nos podem trazer ideias novas, estejam elas numa banda desenhada ou num álbum de música.
Para além dos podcasts, as conferência via zoom parecem ter-se tornado no formato possível para a maioria dos eventos e encontros formais. Tenho descoberto muito prazer em ouvir conferências, debates e discussões sobre diversos temas via zoom. Normalmente, prefiro fazê-lo em diferido para poder pausar e retomar quando posso, tal com os podcasts, que gosto de ouvir na varanda, nas raras manhãs de sol, enquanto volto a pegar nas agulhas (de tricot).
E vocês que podcasts ou debates de zoom têm ouvido ultimamente?
Sugestões
Na RTP
Histórias das Mulheres do Meu País
O filme "Mulheres do meu país", da realizadora Raquel Freire, que deu origem a uma minissérie documental, vai estrear na RTP esta segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, às 22h45.
Conferências online
Pós-Amnésia
O INSTITUTO, o InterStruct Collective e a Rampa uniram esforços para formar um novo hub com o objetivo de promover o debate sobre a herança colonial na cidade do Porto. A última sessão online acontece no dia 11 de Março, e as duas anteriores podem ser vistas/ouvidas aqui.
Entrevista obrigatória
Lígia Amâncio, no Público
"Lígia Amâncio, socióloga, afirma que o poder da ideologia de género salazarista e o individualismo explicam a ausência de feminismo em Portugal"
Banda desenhada do futuro
On a Sunbeam
Uma recomendação preciosa da incrível Joana Estrela, esta banda desenhada premiada da norte-americana Tilly Walden é uma delícia para quem, como eu, nunca foi muito fã de ficção científica ou narrativas espaciais, talvez, como diz a própria autora, por terem sempre tantos "homens brancos em corredores brancos".
O álbum deste confinamento
Rise, Sault
Recomendação do jornalista Vitor Belanciano, este álbum dá a volta ao ano de 2020 com uma viagem no tempo pela história da música e da cultura da diápora africana. E é culpado por não conseguirmos mais parar de dançar.
Uma série que é uma coleção de cinema
Small Axe
A nova série de filmes de Steve McQueen para a BBC, que pode ser vista nos catálogos da HBO e da Amazon Prime, é absolutamente imperdível.
Filipa